Meu Diário

****Sejam Bem-Vindos****

Amantes da Arte ou não

Só peço que respeitem meu espaço.

***bençãos de Branwen e Aine

sobre todos vocês***

BB


sábado, 27 de dezembro de 2008

Mais um ciclo...


Lua Nova ás 10h22m



Momento de reflexão...
Algo me pede pra ir com calma...nada anda
hunf...
mas eu sei esperar...
ótimo momento pra esperar a hora certa.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Uma roda...


Uau...
Hoje completo uma roda...

Um ano e um dia.

Puxa, como passa rápido...

Agora só falta o curso...

que não começa logo...

hunf!


....

A Roda do Ano


Existem oito datas principais na Wicca, conhecidas como Festivais ou Sabbats. Nos Festivais, as Bruxas fazem rituais de adoração e agradecimento aos Deuses.
Uma vez por mês, durante a Lua Cheia, nós também nos reunimos nos chamados Esbbats. Esses encontros são usados para se discutir assuntos referentes ao grupo, para a realização de feitiços e rituais extraordinários, bem como para estudos e realização de exercícios de relaxamento, visualização, etc. Um Coven deve ser como uma grande família, portanto, ele também pode se reunir para passear, viajara, ir ao cinema, ao futebol, simplesmente para jogar conversa fora, ou para obras de melhoria do nosso Planeta, como trabalho em favor da Ecologia, dos Animais, dos Direitos Humanos ou de pessoas carentes.
A Roda do Ano, representada pelos oito Sabbats, tem por objetivo sincronizar a nossa energia com as Estações do Ano, ou seja, com os ciclos do Planeta terra e do Universo. Ela descreve o caminho do Sol durante o ano, representando as várias fases do Deus: seu nascimento, crescimento, união com a Deusa, e, finalmente, seu declínio e morte. Da mesma forma que o Sol nasce e se põe todos os dias, e da mesma forma que a primavera faz a Terra renascer após o Inverno, o Deus nos ensina que a Morte é apenas um ponto no ciclo infinito de nossa evolução para podermos renascer do Útero da Mãe.
Para algumas tradições da Wicca, o ano se inicia no Solstício de Inverno. Outras consideram a noite do dia 31 de Outubro como início do ano. Essa data é conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, mas seu nome tradicional é Samhain, que significa "Sem Sol", referindo-se ao tempo de Inverno.
Essa época também é correspondente ao Ano Novo Judaico.
Yule - Solstício de Inverno (21 de Dezembro)
Candlemmas ou Imbolc- Festa do Fogo ou Noite de Brigit (02 de fevereiro)
Equinócio de Primavera - Ostara (21 de Março)
Beltane - A Fogueira de Belenos, Festa da Primavera (01 de Maio)
Litha - Solstício de Verão (21 de Junho)
Lammas - Lughnnasad ou Festa da Colheita (01 de Agosto)
Mabon - Equinócio de Outono (21 de Setembro)
Samhain - Halloween ou Dia das Bruxas (31 de Outubro)
Observação: Candlemas, Beltane, Lammas e Samhain são Grandes Sabbats, enquanto os Solstícios e Equinócios são Pequenos Sabbats. As datas entre parênteses correspondem ao calendário do hemisfério norte.



(Fonte: Juliana Couto de Oliveira)

domingo, 21 de dezembro de 2008


Feliz

Yule!

SabbatYule








Yule-O Nascimento da Criança da Promessa




21 de dezembro no hemisfério Norte
21 de junho no hemisfério Sul




Yule é o momento da roda do ano no qual o Rei do Azevinho(Senhor das Sombras) é vencido pelo Rei do Carvalho(Rei Sol, a Criança da Promessa) que chega.
É impossível discutir as Tradições de Yule sem mencionar o Natal.Muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, quando o catolicismo tentava se estabelecer na Europa.O Natal Cristão ja foi festejado em várias datas diferentes no decorrer do século, mas se estabeleceu no dia 25 de dezembro, pois associou muitos dos costumes da antiga e milenar celebração do Solstício de Inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte.As tradições Cristãs dizem que Maria deu à luz Jesus no vigésimo quinto dia, mas não confirma de qual mês.Finalmente em 320 d.C., a Igreja Católica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solstício de Inverno dos Celtas e saxões.
O nascimento de um Deus no Solstício de inverno não é exclusivo do Catlocismo, pois muitos "bebês divinos" nasceram nesta época.Mitras é um exemplo claro disso.
Há muitas práticas que são utilizadas por Cristãos hoje que possuem origens essencialmente Pagãs..A árvore de natal decorada com bolas e uma estrela no topo, não é nada mais nada menos que a antiga árvore que os pagãos decoravam nos tempos ancestrais com velas, comidas e bolas coloridas(símbolos fálicos relacionados ao Deus) em cima por um Pentagrama,símbolo da Bruxaria.As guirlandas, o azevinho, aTora de Yule(Yule Log) queimando no fogo são todos costumes Pagãos.
Yule, o Solstício de Inverno, acontece por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte e 21 de junho no hemisfério Sul.O Sol agora encontra-se em Nadir, por isso é a noite mais longa do ano.
Muitos Pagãos celebram Yule como festival da Luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus Sol, a Criança da Promessa.Outros celebram a vitória do Deus Luz(Rei do Carvalho) sobre o Rei das Sombras(Rei do Azevinho), pois a partir desse momento os dias visivelmente se tornarão mais logos com o passar do tempo mesmo com frio.
Esse Sabbat representa o retorno da Luz.Aqui,, na noite mais escura e fria do ano, a Deusa dá nascimento à Criança do Sol e as esperanças renascem, e Ele trará calor e fertilidade à Terra.Yule é o tempo de celebrar o Deus Cornífero.Nesse dia, muitas tradições Pagãs se despedem da Deusa e dão boas-vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.
Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com canções típicas de Yule.Os primeiros Pagãos acreditavam que esse ato traria bênçãos da Deusa às casas que fossem visitadas pelas Corn Dollies.
Era um tempo ideal para colher visco, considerado muito mágico para os antigos Druidas, que o chamavam de o 'Ramo Dourado".Os Druidas acreditavam que o visco possuía grandes poderes de cura e possibilitava ao homem mortal acessar o Outro Mundo.
O visco é um dos símbolos fálicos do Deus e possui esse significado baseado na idéia de que as bagas brancas representam o Divino sêmem do Deus, em contraste às bagas vermelhas do azevinho, semelhantes ao sangue menstrual da Deusa.O visco representa a simbólica substância divina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule.
Correspondência de Yule


Cores: vermelho, verde, dourado e branco.
Nomes alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite,MidWinter,Alban Arthan,Carr Gomm,Retorno do Sol e Dia de Fion.
Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe.
Ervas: Azevinho, carvalho, visco, alecrim,urze,cedro,pinho,louro.
Pedras:rubi,granada,olho-de-gato.
Atividades:

.cantar com a família
.Decorar a árvore de Yule
.Pintar cones de pinheiro como símbolos das Fadas e pendurar na árvore de Yule
.Tocar sinos pra homenagear as Fadas
.Colocar guirlandas na porta pricipal de casa
.Espalhar visco pela casa
.Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os pássaros
.Colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o inverno e invocar os poderes da Primavera.
.Fazer uma boneca de milho.
.Fazer uma tora de Yule.

Comidas e bebidas tradicionais:


bolos de frutas, nozes, pães variados, vinho quente e frio, uvas, maças, melões.


(Fonte-Wicca A Religião da Deusa-Claudiney Prieto)

Poema da Bruxa

"Eu sou uma bruxa básica
faço magias do dia a dia
Gosto de fazer travessuras
o meu lema é espalhar a alegria

Pego a vassoura encantada
e saio varrendo as tristezas
queimo tudo no caldeirão
e vou apreciar, da vida, as belezas

Como toda boa bruxa,
eu adoro a natureza.
O verde, as flores e o azul do céu
Com fitas em tons de violeta
eu adorno o meu chapéu.

Meus encantos e sortilégio
são feitos com amor e paz
têm o pó mágico da esperança
quebre este encanto se for capaz!

Tenho muitas irmãs e irmãos
Eu sou parte do universo
Saúdo a todos os bruxos
nas linhas deste meu verso.

Bruxas e bruxos de todos os
tempos
Convoco-os ao círculo das mãos
Vamos orar pelo Planeta

pedindo a Paz, o Amor e a União"


DESCONHEÇO O AUTOR