Lua Cheia...
Esbat em honra a Deusa Mawu...
Deusa da África Ocidental, Mawu chamava-se originalmente Mawu-Lisa e por vezes era vista como gêmeos masculino e feminino, por vezes um ser andrógeno.
Deusa considerada carinhosa como atesta o provérbio: "Lisa pune,Mawu perdoa".
Mawu não fazia contato direto com os homens, mas delegava seus poderes aos voduns=são sinais que emanam do divino em respostas sos desejos espirituais da humanidade.
No Brasil os voduns são cultuados nos terreros de Candomblé.
O nome Mawu foi utilizado para denominar o Deus Único dos judeus, cristãos e mulçumanos nas línguas ewe-fon, mas dentor de cultos dos voduns, Mawu possui seus próprios conventos pelo sul do Benin e do Togo, com culto organizado.
Os mawunon (sacerdotes de Mawu), apesar da aparente importância da divindade que cultuam, não têm nenhuma ascendência especial sobre os sacerdotes de outros voduns. Suas cores emblemáticas são o branco, o azul e o vermelho.
Mawu chega até nossas vidas para dizer que é hora de quebrar a rotina e temperá-la com mais criatividade.Faça algo bom e totalmente diferente hoje.Tire de sua volta este paredão de medos e se envolva mais com seu semelhante.Escute o que o outro tem pra lhe dizer.
Numa lenda diferente, Mawu e Lisa eram os criadores e usaram o seu filho, Gu, para dar forma ao Mundo. Gu, a ferramenta divina, tinha a forma de uma espada de ferro. Ensinou o povo a arte de trabalhar o ferro, para que pudessem fazer as suas próprias ferramentas e abrigos, mas infelizmente, Gu não sabia que os humanos iriam fazer uso do seu conhecimento para fazer armas e, com a ajuda da serpente cósmica, Dan, as idéias dos humanos tornaram-se realidade
Na iconografia, Mawu é representada como uam anciã, trajada apenas de um pano cingindo-lhe a cintura caminhando apoiada num cajado na mão direita e levando um bastão encimado por uma Lua Crescente com as pontas pra cima, na mão esquerda.
(*fonte: rosanevolpato)