Meu Diário

****Sejam Bem-Vindos****

Amantes da Arte ou não

Só peço que respeitem meu espaço.

***bençãos de Branwen e Aine

sobre todos vocês***

BB


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Beltane

Beltane




"É dia de Beltane, é dia em que os pagãos (e os poetas?) dançam as fogueiras do verão.
Ora, abençoados sejamos.
Se encontraram, eles,Sob a luz do Sol e da Lua afora -Já em iguais,Completos agora.
Deusa e Deus,
Nos altos das montanhas são chamados.
As fogueiras (e os corações)Dançam a dança, abençoados.
Oh, como é grande!
O mastro é erguido.
A chuva fertiliza as lavouras,
E os pagãos sorriem... (ao frio fugindo)
O Cornudo, bendito.
Ajoelha-se sobre a relva, presente.
Abre os braços à Deusa Branca:As estrelas não são-lhes ausente.
As chamas crepitam -Dançam, dançam gemidos...
A noite está quente,
Os Deuses vivem nos campos (escondidos)......
E nos jovens adormecidos!
Finda a noite,O dia nasce.
Com o orvalho de Beltane,Banhou tua face?"

"* por Diannus do Nemi"



Uma das mais belas tradições de Beltane é o MAYPOLE, ou MASTRO DE FITAS.
Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas.
Durante um ritual, cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Todos devem girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-nos sob a proteção dos Deuses.
É costume em Wicca jamais se casar em Maio, pois esse mês é dedicado ao casamento do Deus e da Deusa.




Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade.
Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.
Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original. é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores.
Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega.
O primeiro dia de maio era também aquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiães que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.



É o Sabbath da fertilidade, em que se celebra o casamento do Deus e da Deusa.
As fogueiras são acesas, e um mastro levantado.
É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e os homens uma guirlanda de folhas e todos dançam ao redor das fogueiras.
Agradecemos pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época da luz.
Abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma.
O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade Luz do ano tem início.
Em Beltane se acendem duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para se livrar de todas as doenças e energias negativas. Nos tempos antigos, costumava-se passar o gado e os animais domésticos entre as fogueiras com a mesma finalidade.
Daí veio o costume cristão de "pular a fogueira" nas festas juninas.


(Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich Retirado do site: http://www.circulosagrado.com/)
****Feliz Beltane****

Um comentário:

Anônimo disse...

aah obrigada!
eu fui no site 'The cutest blog on the block'
lá tem muitos planos de fundo legais!!

volte sempre viu??
bjos


Poema da Bruxa

"Eu sou uma bruxa básica
faço magias do dia a dia
Gosto de fazer travessuras
o meu lema é espalhar a alegria

Pego a vassoura encantada
e saio varrendo as tristezas
queimo tudo no caldeirão
e vou apreciar, da vida, as belezas

Como toda boa bruxa,
eu adoro a natureza.
O verde, as flores e o azul do céu
Com fitas em tons de violeta
eu adorno o meu chapéu.

Meus encantos e sortilégio
são feitos com amor e paz
têm o pó mágico da esperança
quebre este encanto se for capaz!

Tenho muitas irmãs e irmãos
Eu sou parte do universo
Saúdo a todos os bruxos
nas linhas deste meu verso.

Bruxas e bruxos de todos os
tempos
Convoco-os ao círculo das mãos
Vamos orar pelo Planeta

pedindo a Paz, o Amor e a União"


DESCONHEÇO O AUTOR